terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Blackfriars Bridge (1896)



Esse "filme", realizado em 1896, mostra uma ponte (sobre o Rio Tâmisa), situada na cidade de Londres, Inglaterra. Apesar de curto (38 segundos), ele nos apresenta um retrato vivo da Londres de outrora.

No primeiro segundo, vemos um homem andando a pé, e conduzindo uma carroça coberta. Do outro lado da ponte, uma espécie de "avô" dos ônibus: uma carruagem levando pessoas, provavelmente passageiros. Pessoas vão e vêm, a pé.

Pulando para o sétimo segundo, vemos duas carroças lado a lado, uma mais elegante e outra mais rústica. Do outro lado, outra "carroça-ônibus" e uma menor, logo atrás. Logo aparece uma outra, coberta, onde podemos ver que há um letreiro (provavelmente especificando o serviço prestado e/ou fazendo propaganda).

No décimo nono segundo, vemos quatro pessoas, de forma bem nítida: um homem só, usando uma espécie de sobretudo, uma mulher só, de vestido e chapéu pretos e um casal, ele de luvas e ela levando uma sombrinha. Percebe-se o frio, pois todos estão com roupas apropriadas. O homem olha para a câmera e podemos ver que usa bigodes. Do outro lado, mais carroças e um ciclista.

No trigésimo segundo, vemos mais dois homens que vêm, um de chapéu menor e sem bigodes (talvez mais pobre que o anterior) e outro que vem lendo algo, talvez um jornal (quantas pessoas eram analfabetas?). Um velho pára e olha para a câmera.

Poucos segundos, cristalizados num filme e guardados para a posteridade...

Nenhum comentário:

Postar um comentário