sábado, 5 de março de 2011

1901 - William, Frank e Marie

Essas três crianças, nascidas no mesmo ano, se tornariam famosas, não com seus nomes verdadeiros, mas com os nomes que ficariam impressos na História do Cinema...

William nasceu em Ohio, EUA, no ano de 1901. Seu pai também se chamava William e sua mãe se chamava Adeline. Eram descendentes de alemães, e viviam da terra. Infelizmente, Adeline faleceu tempos depois do nascimento do menino, devido às dificuldades do parto e ao fato de ter epilepsia. Quem criou o menino foi sua madrasta, Jeannie.

Frank nasceu em Montana, EUA, também em 1901. Seu pai era o advogado e depois juiz Charles, e sua mãe se chamava Alice. Ele teve um irmão, chamado Arthur.

Marie Magdalene foi a terceira criança dessa lista, nascida em 1901. Ela nasceu em Berlim, na Alemanha, e era filha do policial Louis Erich e da dona de relojoaria Wilhelmina Elisabeth. Elisabeth também era o nome de sua irmã, um ano mais velha que ela.

Quando tinha 17 anos (1918), William viu o filme The Bird Of Paradise e pensou em ser ator. Mas isso só começou a se concretizar quando ele tinha 21 anos (1922), quando ele conheceu a atriz Laura Hope Crews (1879/1942) e ela o encorajou a tentar ser ator de teatro. Depois, ele conheceu a atriz Josephine Dillon (1884/1971), que investiu no reparo de seus dentes e num corte de cabelo. Também se preocupou com o seu corpo e com sua voz, que deveriam ser adequados para um ator.

Entre 1910 e 1913, Frank e seu irmão Arthur estudaram na Inglaterra. Nesse ano, Frank se machucou num acidente, e o médico lhe recomendou cavalgar, para recuperar-se (uma espécie de fisioterapia). Em 1924, os pais de Frank se mudaram para Los Angeles, e mesmo tendo 25 anos, ele foi junto.

O pai de Marie morreu em 1911, quando ela tinha 10 anos. Sua mãe se casou novamente, em 1916, mas o outro marido, Eduard, logo morreu também, em virtude de ferimentos recebidos na Primeira Guerra. Marie era chamada de "Lena" ou "Lene", e gostava de teatro, violino e poesia. Em 1922, ela foi contratada para tocar violino durante filmes-mudos, mas foi demitida em quatro semanas.

Em 1924, William e Josephine foram para Hollywood, onde se casaram. Nesse mesmo ano, ele estrelou seu primeiro filme: White Man (foto abaixo). A ação se passava na África do Sul, numa mina de diamantes. E ele mudou seu nome artístico de WC Gable para Clark Gable...


Frank começou a atuar em 1925, como extra em vários filmes: The Thundering HerdWild Horse Mesa (com Douglas Fairbanks Jr.), Dick Turpin (com Tom Mix), The Lucky Horseshoe (com Tom Mix), The Vanishing American, The Eagle (com Rodolfo Valentino) e Ben Hur (com Ramon Novarro). Nesse mesmo ano, ele mudou seu nome para Gary Cooper, para lembrar a "dureza" de sua terra natal, Gary, em Indiana. Abaixo, cartaz de The Eagle, com Valentino:




 Marie fez seu primeiro filme em 1922: So sind die Männer. Naquele ano também trabalhou em Tragödie der Liebe, onde conheceu Rudolf Sieber, seu futuro marido. Os dois se casaram em maio de 1924, e tiveram uma menina, Maria Elisabeth Sieber, em dezembro do mesmo ano. Ela já era então conhecida por Marlene Dietrich...


Abaixo, as imagens desses três ícones do cinema, nascidos em 1901, e que começaram suas carreiras na década de 20:




Clark Gable. O Casamento com Josephine durou até 1930


Gary Cooper. Ele trabalhou em Wings (1927), primeiro filme a receber o Oscar.


Marlene Dietrich. Seu primeiro sucesso foi O Anjo Azul (1930).

Nenhum comentário:

Postar um comentário