domingo, 26 de junho de 2011

Pequena História do Cinema - Parte 2

Vimos que "cinema" é um conjunto de imagens, girando à grande velocidade, para dar impressão de movimento. Vimos, também, que desde a Antiguidade se procurava a forma como fazê-lo. E isso ficou ainda mais evidente, com a invenção da fotografia, no século XIX. Agora, seria possível fazer as imagens de pessoas se moverem, e não apenas desenhos. Um exemplo: a foto abaixo, vista de perto, representa o físico Albert Einstein. Mas, se você se afastar da tela do computador, uns 2 ou 3 metros, verá Marilyn Monroe:


É mais ou menos assim: imagine tirar várias fotos, em sequência, de um mesmo assunto, como um homem a cavalo, por exemplo. A sequência de fotos sairia assim:


Em seguida, imagine colocar essas fotos num aparelho que as faça passar rapidamente, diante de nossos olhos:


E pronto! Você acaba de descobrir qual o princípio do cinema, através do Zootrópio, inventado em 1834, por William George Horner:


Na verdade, o século XIX foi muito prolífico, na invenção de objetos que fizessem as imagens se mover. Mas o princípio sempre foi o mesmo. Então, por que dizem que os irmãos Lumière é que "inventaram" o cinema? Porque foram eles que fizeram a primeira sessão comercial de cinema, cobrando alguns centavos, de algumas pessoas, para ver um pequeno filme de alguns minutos. E há quem diga que Thomas Edison (norte-americano), fez isso primeiro. Vamos ver o "filminho" dos irmãos Lumière:


Auguste Marie Louis Nicholas Lumière (1862/1954) e Louis Jean Lumière (1864/1948), os Irmãos Lumière, promoveram a primeira sessão de cinema em 28 de dezembro de 1895. Por isso, essa data é considerada como a do início oficial do cinema. O filme foi chamado de Arrival of a Train at La Ciotat. Era curtinho, sem aparecer "personagens" e sem enredo. Apenas uma imagem em movimento. Mas mudaria a História, para sempre...Abaixo, os Irmãos Lumière:




Naquele dia (28 de dezembro), eles mostraram outros filmes, como Exiting the Factory ou Operários Saindo da Fábrica:




Eu já postei aqui, no dia 28 de dezembro de 2010, sobre esse filme. E fiz um link para que as pessoas o vissem com cores e som. Veja como muda:




* essa versão foi feita por Andy Kwietniewski


Esse vídeo me lembrou uma coisa: a cor e o som só viriam depois, para que o cinema fosse o que é hoje. No princípio, o cinema era preto-e-branco e mudo. No próximo post, vamos ver como o cinema foi se desenvolvendo, de 1895 em diante...



Nenhum comentário:

Postar um comentário