sexta-feira, 9 de março de 2012

A Sunset Boulevard - Parte II

No Post passado, começamos a "trafegar" pela Sunset Boulevard, em Hollywood, do seu início, na Figueroa Street, até o cruzamento com a Silver Lake Boulevard. Vamos continuar...

Mas antes, uma nota explicativa: essa região, por ela passa, até aqui, chama-se Echo Park. Essa região foi fundada por Thomas Kelly, em 1880, e se chamou Edendale, antes de ser Echo Park. Foi nessa região que Mack Sennet (1880/1960) construiu seu estúdio cinematográfico, e ali foram realizados muitos filmes de Laurel e Hardy, Charlie Chaplin, Charley Chase, Os Três Patetas, e muitos outros. Mais tarde, Tom Mix também construiu seu estúdio na região, e muitos westerns foram rodados ali. Antes da Segunda Guerra Mundial, o bairro era chamado de Red Hill, pela alta concentração de políticos radicais que ali viviam. Para finalizar, o filme A Guerra dos Mundos (1953), e cenas do clipe de Thriller, de Michael Jackson, também foram feitos nessa região, e até Leonardo Di Caprio morou ali, na juventude.


Dito isso, podemos continuar nosso "passeio"...Logo depois da Silver Lake Boulevard, encontramos outro cruzamento, na Parkman Avenue. Agora, estamos saindo de Echo Park, e entrando em Silver Lake, um bairro de artistas. Ele recebe esse nome por causa do Reservatório de Silver Lake. Abaixo, a Sunset Boulevard, logo após a Parkman Avenue:


Em seguida, passamos pela N Reno Street, N Vendome Street, Westely Terrace, Descanso Dr e Milchetorena Street (foto):


O próximo cruzamento é com a Golden Gate Avenue. Depois vem a Maltman Avenue e a Griffith Park Avenue. Aqui começa a região conhecida como Los Feliz. Aqui Walto Disney criou o Mickey Mouse, e D. W. Griffith fez o seu Estúdio. Abaixo, o cruzamento com a Edgecliffe Dr:


A próxima esquina é da Lucile Street. Depois, a Hyperion Street, onde fica o Casbah Cafe (o estabelecimento azul, na esquina):


As próximas esquinas são a Sanborn Avenue, a Santa Monica Boulevard, a Manzanita Street e a Myra Avenue (que passa por baixo da Sunset Boulevard):


Até aqui, pouco se percebe que estamos na "terra do cinema", não é? Mais parece uma cidadezinha mexicana, dada a quantidade de letreiros escritos em espanhol. E há mais comércio que residências, na Sunset. Mas isso vai mudar, um pouco. Na próxima esquina, iremos virar à direita: é a Bates Avenue...


A Bates Avenue é uma rua sossegada, que desce em direção à Effie Street. Chegando na esquina, já começamos a vê-lo, pintado de branco,  com portas e janelas verdes...


Não identificou o prédio? Então, vamos adiante...Mais uma quadra, e estamos na esquina da Bates Street com a Fountain Avetes Avenue. Agora, podemos ver a entrada do prédio, e a placa nos explica que lugar era esse:


Sim. Esse era o Estúdio de Mack Sennet, criado em 1912 - http://www.macksennettstage.com/

Veja essa foto antiga, de 1916:


Nessa região sossegada, foram feitos muitos dos filmes mudos, entre 1912 e 1920, que encantaram milhares de pessoas. Na foto abaixo, o que sobrou do grande estúdio, é aquele prédio triangular:


Com essa foto, concluímos mais uma fase de nosso "passeio". Percorremos cerca de 1 Km, desde a Silver Lake Street, até a esquina com a Bates Street. Com os 3 Km que percorremos no post anterior, já somamos 4 Km. Logo, iremos percorrer mais. O bônus foi a visita ao Estúdio de Mack Sennet...


Até o próximo post!



Um comentário: