sábado, 25 de agosto de 2012

As Loiras do Cinema

As primeiras mulheres a fazer sucesso no cinema eram morenas. Os cabelos loiros ainda não eram comuns, ou talvez não fizessem sucesso. Mas Mary Pickford (1892/1979), a "namoradinha da América", tinha cabelos claros:


Mas somente nos anos 20 é que começaram a surgir, nas telas dos cinemas, as loiras mais famosas:


Marlene Dietrich (1901/1992)



Jean Harlow (1911/1937)


Ingrid Bergman (1915/1982)


Lauren Bacall (1924/)


Marilyn Monroe (1926/1962)


Catherine Deneuve (1943/)


Farrah Fawcett (1947/2009)


Meryl Streep (1949/)


Cameron Diaz (1972/)


Amanda Seyfried (1985/)

Poderíamos citar muitas outras atrizes loiras, naturais ou tingidas, mas acreditamos que esses exemplos já nos bastam. Mas, dentre todas essas beldades loiras, quais se destacaram mais? Se formos usar o quesito atuação, o prêmio vai para Marlene Dietrich, Ingrid Bergman, Catherine Deneuve, Meryl Streep, com certeza. Marilyn Monroe também foi considerada uma ótima atriz. Mas, se o quesito for os cabelos, nos lembramos de Jean Harlow, Marilyn Monroe, Farrah Fawcett e Cameron Diaz. Amanda Seyfried representa a nova geração, então ainda acreditamos que seja cedo para incluí-la como atuação ou cabelo.


Fiquemos com as loiras que ficaram famosas por ser loiras: Harlow, Monroe, Fawcett e Diaz. O que lhes deu essa "aura" de sucesso?


O loiro platinado (platinum blonde ou towheadhed), usado por Jean Harlow e Marilyn Monroe para tingir seus cabelos, lhes dava um ar infantil, pois esse tom é comum em cabelos de crianças. De certa forma, esse "ar infantil" era um atrativo para os homens. Segundo o antropólogo canadense Peter Frost, esse tom de cabelo fez com que as mulheres se destacassem, na hora de escolher parceiros, há cerca de 11 mil anos. Segundo as lendas gregas e romanas, Afrodite ou Vênus (abaixo), deusa da beleza, era loira.


As Valkirias, guerreiras nórdicas, também eram loiras:


Os nórdicos possuem uma lenda muito interessante sobre a cor dos cabelos:

Segundo a lenda, a deusa Sif, amada de Thor, possúia cabelos loiros, dourados como o trigo. Mas Loki, invejoso e ardiloso, raspou os cabelos da deusa. Quando Thor soube disso, obrigou seu irmão a restituir o cabelo dela. Mas ele somente conseguiu que os anões fizessem cabelos negros. Assim, Sif passou a ser uma deusa morena.


Na ficção, temos vários exemplos de cabelos loiros, como a Dulcineia de Dom Quixote (Miguel de Cervantes), que tinha "cabelos de ouro", Adão e Eva de Paraíso Perdido (Milton) têm "cabelos dourados", e Tolkien relata, em O Senhor dos Anéis, que num ano excepcionalmente bom, nasceram muitas crianças loiras.

O ápice das loiras foi, sem dúvida, o filme Os Homens Preferem As Loiras (1953), com Marilyn Monroe:


Um comentário:

  1. Olá, parceiro, depois de umas pequenas férias, O FALCÃO MALTÊS está de volta, disposto a continuar celebrando sua paixão pelo cinema clássico.

    Cumprimentos cinéfilos!

    O Falcão Maltês

    ResponderExcluir